Pular para o conteúdo principal

Tratamentos para "celulite" !

Foto:http://bellitate.blogspot.com/2010/11/operacao-biquini-verao-2011.html


Rapidamente vou escrever um pouquinho sobre a "celulite".  
Primeiramente, deixar claro que celulite é um nome vulgar e errado, dado à essa doença. O que chamamos de celulite na verdade se chama: Fibro edema gelóide ooou, lipodistrofia ginóide, hidrolipodistrofia ginóide,  e outros inúmeros nomes.



  O que é?
"Em geral podemos dizer que o FEG é um tecido mal oxigenado, desorganizado e sem elasticidade. Resultante de um mal funcionamento do sistema circulatório e das consecutivas transformações no tecido conjuntivo" (Guirro e Guirro, 2002, p.352).

O que acontece de maneira mais explicada é:
  1.  No tecido adiposo ocorrem: aumento, em numero e volume, de células adiposas (hipertrofia das
células);o adipócito que está aumentado, comprime as células nervosas provocando dor a palpação. distribuição arqueada das traves do conjuntivo da tela subcutânea
fazem alterações no relevo da pele, como mostram as figuras ao lado e abaixo...(ao lado: esquerda é com FEG, está repuxado! E a da direita sem FEG).
 











Fig. 8.Tração das camadas. Formação das ondulações. Fonte: http://drikas-maesemulheres.blogspot.com/2011/03/celulite-causas-e-tratamento.html




2.  As modificações a nível venoso são: insuficiência venolinfática; estase venosa e linfática.Ou seja a circulação fica ruim, o local fica inchado (edemaciado) porque o sitma linfático (que drena os excessos de liquidos do corpo para eliminarmos na urina) está prejudicado então o liquido coporal que nao preicsariamos mais dele (linfa) fica acumulado! O s outros vaos ficam comprimidos também, os vaso da coiruclaçao sanguinea, entao a pessoa sente dor. Tudo isso devido a hipertrofia das clelulas adipócitas que comprimem todos esses vasos.

 3.  Na derme acontecem mudanças também: alterações causadas nos fibroblastos, especialmente pelo estrógeno, promovem modificações estruturais nas GAGs(glicosaminoglcianas, ja falei dele em outra postagem, sobre a pele) com hiperpolimerização aumentando seu poder hidrofílico (ou seja, acumula água, a pessoa edemacia!); hiperpolimerização da substância fundamental ( A substância geatinosa fica bem mais viscoso o que nao é bom. Substancia fundamental está explicado na postagem: a pele), que se infiltrando nas tramas produz uma reação fibrótica consecutiva (os grãozinhos que sentimos quando apertamos o local) espessamento e proliferação das fibras colágenas interadipocitárias e interlobulares (colágeno que ficam entre as celulas de gordura), que provocam engurgitamento tecidual (o repuxamento, provocando as ondulações), rompimento das fibras elásticas (devido ao aumento de tamanho ocorre a distensão do tecido conjuntivo, com perda de elasticidade) a pele fica flácida!

Graus do fibro edema gelóide:
 
Fonte: http://www.portalemforma.com.br/beleza-e-saude/reduzir-ou-eliminar-a-celulite-e-possivel-sim/312


Segundo o autor GUIRRO E GUIRRO o grau 1 ou chamado brando não apresenta sintomas, cmo a dor e peso nas pernas (quadno acometem essa região), dor quando apertamos o local. E só é vísivel quando a pertamos, se nao não. É bem dificil de ser encontrada nao é??














Grau 2 ou moderado: existem sinais (as ondulações). Quando se olha as ondulações podem ser pequenas mas quando apertamos ou quando a pessoa contrai elas aumentam.  Nessa fase existe micro varizes, varicoses, nódulos duros e edema só no local. 


 

http://betaneamartins.com.br/?load=mod1&idm=101&tipo=2




Grau 3, grave: há sintomas, e eles são: dor  á palpação, quando se palpa os nódulos e sensação de peso nas pernas. Há fibrose com predominância.
  
  
Grau 4, gravíssima: Os sinais aqui são pele atrofiada, lustrosa (brilhosa,lisa), acolchoada, nodular (com nódiulos, caroços), micro varizes, equimoses (pele arroeaxada,ver foto) e edema fixo, um edema que nao sai, persistente.

    
<--Grau 4 e equimose-->













Por muito tempo o FEG(fibro edema gelóide) foi associado à obesidade, mas atualmente sabemos que não é somente o acúmulo de gordura que leva ao aparecimento do FEG. Muitas magrinhas têm celulite! 










 A seguir citarei alguns fatores que podem elevar ao FEG:
  • Alterações de natureza hormonal que ocorrem na adolescência; (olha os hormônios aqui novamente).
  • Genética: se sua mãe tem, você pode ter, ainda mais se tiver hábitos que favoreça ao surgimento da doença;
  • Hormônio: O estrogênio predispõe as mulheres a reterem fluídos. "Parece que a atividade hormonal, que durante certas fases da vida da mulher pode elevar as quantidades de estrogênio a níveis excessivos, é um poderoso despoletador do aparecimento de celulite." (ZIMMERMANN, 2004, p. 50).
  •  Sexo: sexo feminino é o mais acometido, vocês vão observar que muitas, mas muitas doenças estéticas (ate as que não são estéticas) acontecem mais em mulheres! ¬¬'
  • Distribuição e quantidade do tecido adiposo: pode acometer (atingir) mais onde existe gordura localizada;

Aqui uns fatores que podem piorar ou facilitar o aparecimento do FEG, e alguns você pode evitar!!
  • Estresse;
  • Fumo!!
  • Sedentarismo;
  • Obesidade;
  • Gravidez.

Tratamentos

Diversos tratamentos podem ser usados no fibro edema gelóide, basta que tratem as modificações que ocorrem no tecido acometido.  A seguir estão alguns tratamentos que podem ser usados e a descrição de como ele age.

Eletrolipoforese ou eletrolipólise: Estimula as células; Ativa a microcirculação; Facilita o processo e lipólise (transformação da gordura e eliminação pela urina); estimula contração das fibrilas do tecido conjuntivo, conferindo tonicidade. 













Drenagem linfática manual:   Trabalha o sistema linfático (que tem função imunológica, mantém homeostase, filtram
o liquido corporal, que é carregado de "restos" do 
metabolismo celular); Favorece nutrição e oxigenação tissular (da pele);
 

Iontoforese:  Utiliza-se da corrente galvânica para penetração de princípios ativos através da pele;Ativos:extrato de hera, hamamélis, hialuronidase, indometacina C.; Aumenta produção de colágeno;
 Ultrassom à 3 Mhz: Efeito tixotrópico (“amolece” substancias em estado gelatinoso), atuando em nódulos e placas
do FEG; Aumenta o fluxo sanguíneo (melhorando a circulação  comprometida);Veicula substancias na pele (penetração
de ativos tambem): chamado fonoforese.Na fonoforese 
usa-se: centella asiática, hera, castanha-da-india, etc.;Despolimerização da substância fundamental (desfaz
a hiperpolimerização);  Aumenta a produção  e orientação de fibras colágenas;
 Endermologia/ vacuoterapia: Ativa circulação; Melhora oxigenação local;   Melhora tônus da pele, reduzindo nódulos; Ativa fibroblastos – reestruturando o tecido conjuntivo; Reduz edemas; 
 
















  
Plataforma vibratória: Aumenta circulação sanguínea;Elevação do fluxo linfático; Perda de calorias; Estimula fibras musculares;
  




Radiofrequência : Ativa metabolismo celular;Ativa circulação local; Entre 2 e 6 meses estimula fibroblastos – maior produção de colágeno e elastina; Atenua flacidez. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIPOS DE CORPO

O assunto dessa postagem é sobre os diferentes formatos / tipos de corpo. E como todos são belos e devemos aceitá-los ao inves de querer ser como oura pessoa! Na próxima postagem vou falar sobre como diminuir a barriga. Primeiramente é importante lembrar que a gordura desempenha varios papeis importante no nosso organimos, portanto, não é nada saudavel estar abaixo do seu peso, cuide sempre para estar dentro do seu peso, voce nao precisa estar magérrima(o) para estar bonita(o). Sem contar que existem diferentes biotipos, ou seja, cada pessoa tem um tipo de corpo, uns sao maiores, têm os ossos grandes, outras pessoas sao miúdas; umas mulheres tem quadris largos outras ja quase não tem; algumas são magras em tudo, outras sao magras, mas possuem pernas naturalmente grossas; existem pessoas que possuem barriga chapada naturalmente, onde ela engorda mas a barriga nunca fica proeminente, se destacando, ja outras pessoas são magras e possuem barriguinha, e por aí vai... muuuuuitos biotip

Acne ("cravos e espinhas")

O que é acne, como se forma? Acne é uma doença inflamatória do folículo piloso sebáceo ( abertura onde ficam os pêlos e  mesmo por onde sai o sebo natural de pele para lubrificar a pele e evitar ressecamento). Como acontece essa inflamação toda? Para a formação da inflamação deste folículo acontecem varias etapas: p or obstrução do folículo piloso, hipersecreção sebácea e presença de microorganismos. Assim...  1 ) O folículo é obstruído (fechado) Pelo acúmulo de queratina ( responsável pela proteção do epitélio, a torna impermeável ) na pele devido a dificuldade dele em descamar, ( em condições normais nossa pele se descama sozinha a cada 15/14 dias aproximadamente). Com essa obstrução o sebo não consegue sair. Assim surge o chamado "cravo" porpularmente, mas corretamente como comedão . Comedão fechado é  o que não tem ponta preta, é uma elevaçao da pele amarelada ou esbranquiçada. Já quando o comedão está com ponta preta, e