Foto:http://bellitate.blogspot.com/2010/11/operacao-biquini-verao-2011.html
Rapidamente vou escrever um pouquinho sobre a "celulite".
Primeiramente, deixar claro que celulite é um nome vulgar e errado, dado à essa doença. O que chamamos de celulite na verdade se chama: Fibro edema gelóide ooou, lipodistrofia ginóide, hidrolipodistrofia ginóide, e outros inúmeros nomes.
O que é?
"Em geral podemos dizer que o FEG é um tecido mal oxigenado, desorganizado e sem elasticidade. Resultante de um mal funcionamento do sistema circulatório e das consecutivas transformações no tecido conjuntivo" (Guirro e Guirro, 2002, p.352).
O que acontece de maneira mais explicada é:
- No tecido adiposo ocorrem: aumento, em numero e volume, de células adiposas (hipertrofia das
células);o adipócito que está aumentado, comprime as células nervosas provocando dor a palpação. distribuição arqueada das traves do conjuntivo da tela subcutânea
fazem alterações no relevo da pele, como mostram as figuras ao lado e abaixo...(ao lado: esquerda é com FEG, está repuxado! E a da direita sem FEG).
Fig. 8.Tração das camadas. Formação das ondulações. Fonte: http://drikas-maesemulheres.blogspot.com/2011/03/celulite-causas-e-tratamento.html
2. As modificações a nível venoso são: insuficiência venolinfática; estase venosa e linfática.Ou seja a circulação fica ruim, o local fica inchado (edemaciado) porque o sitma linfático (que drena os excessos de liquidos do corpo para eliminarmos na urina) está prejudicado então o liquido coporal que nao preicsariamos mais dele (linfa) fica acumulado! O s outros vaos ficam comprimidos também, os vaso da coiruclaçao sanguinea, entao a pessoa sente dor. Tudo isso devido a hipertrofia das clelulas adipócitas que comprimem todos esses vasos.
3. Na derme acontecem mudanças também: alterações causadas nos fibroblastos, especialmente pelo estrógeno, promovem modificações estruturais nas GAGs(glicosaminoglcianas, ja falei dele em outra postagem, sobre a pele) com hiperpolimerização aumentando seu poder hidrofílico (ou seja, acumula água, a pessoa edemacia!); hiperpolimerização da substância fundamental ( A substância geatinosa fica bem mais viscoso o que nao é bom. Substancia fundamental está explicado na postagem: a pele), que se infiltrando nas tramas produz uma reação fibrótica consecutiva (os grãozinhos que sentimos quando apertamos o local) espessamento e proliferação das fibras colágenas interadipocitárias e interlobulares (colágeno que ficam entre as celulas de gordura), que provocam engurgitamento tecidual (o repuxamento, provocando as ondulações), rompimento das fibras elásticas (devido ao aumento de tamanho ocorre a distensão do tecido conjuntivo, com perda de elasticidade) a pele fica flácida!
Graus do fibro edema gelóide:
Fonte: http://www.portalemforma.com.br/beleza-e-saude/reduzir-ou-eliminar-a-celulite-e-possivel-sim/312
Segundo o autor GUIRRO E GUIRRO o grau 1 ou chamado brando não apresenta sintomas, cmo a dor e peso nas pernas (quadno acometem essa região), dor quando apertamos o local. E só é vísivel quando a pertamos, se nao não. É bem dificil de ser encontrada nao é??
Graus do fibro edema gelóide:
Fonte: http://www.portalemforma.com.br/beleza-e-saude/reduzir-ou-eliminar-a-celulite-e-possivel-sim/312
Segundo o autor GUIRRO E GUIRRO o grau 1 ou chamado brando não apresenta sintomas, cmo a dor e peso nas pernas (quadno acometem essa região), dor quando apertamos o local. E só é vísivel quando a pertamos, se nao não. É bem dificil de ser encontrada nao é??
Grau 2 ou moderado: existem sinais (as ondulações). Quando se olha as ondulações podem ser pequenas mas quando apertamos ou quando a pessoa contrai elas aumentam. Nessa fase existe micro varizes, varicoses, nódulos duros e edema só no local.
http://betaneamartins.com.br/?load=mod1&idm=101&tipo=2
Grau 3, grave: há sintomas, e eles são: dor á palpação, quando se palpa os nódulos e sensação de peso nas pernas. Há fibrose com predominância.
Grau 4, gravíssima: Os sinais aqui são pele atrofiada, lustrosa (brilhosa,lisa), acolchoada, nodular (com nódiulos, caroços), micro varizes, equimoses (pele arroeaxada,ver foto) e edema fixo, um edema que nao sai, persistente.
Por muito tempo o FEG(fibro edema gelóide) foi associado à obesidade, mas atualmente sabemos que não é somente o acúmulo de gordura que leva ao aparecimento do FEG. Muitas magrinhas têm celulite!
A seguir citarei alguns fatores que podem elevar ao FEG:
- Alterações de natureza hormonal que ocorrem na adolescência; (olha os hormônios aqui novamente).
- Genética: se sua mãe tem, você pode ter, ainda mais se tiver hábitos que favoreça ao surgimento da doença;
- Hormônio: O estrogênio predispõe as mulheres a reterem fluídos. "Parece que a atividade hormonal, que durante certas fases da vida da mulher pode elevar as quantidades de estrogênio a níveis excessivos, é um poderoso despoletador do aparecimento de celulite." (ZIMMERMANN, 2004, p. 50).
- Sexo: sexo feminino é o mais acometido, vocês vão observar que muitas, mas muitas doenças estéticas (ate as que não são estéticas) acontecem mais em mulheres! ¬¬'
- Distribuição e quantidade do tecido adiposo: pode acometer (atingir) mais onde existe gordura localizada;
Aqui uns fatores que podem piorar ou facilitar o aparecimento do FEG, e alguns você pode evitar!!
- Estresse;
- Fumo!!
- Sedentarismo;
- Obesidade;
- Gravidez.
Tratamentos
Diversos tratamentos podem ser usados no fibro edema gelóide, basta que tratem as modificações que ocorrem no tecido acometido. A seguir estão alguns tratamentos que podem ser usados e a descrição de como ele age.
Eletrolipoforese ou eletrolipólise: Estimula as células; Ativa a microcirculação; Facilita o processo e lipólise (transformação da gordura e eliminação pela urina); estimula contração das fibrilas do tecido conjuntivo, conferindo tonicidade.
Drenagem linfática manual: Trabalha o sistema linfático (que tem função imunológica, mantém homeostase, filtram
o liquido corporal, que é carregado de "restos" do
metabolismo celular); Favorece nutrição e oxigenação tissular (da pele);
Iontoforese: Utiliza-se da corrente galvânica para penetração de princípios ativos através da pele;Ativos:extrato de hera, hamamélis, hialuronidase, indometacina C.; Aumenta produção de colágeno;
Ultrassom à 3 Mhz: Efeito tixotrópico (“amolece” substancias em estado gelatinoso), atuando em nódulos e placas
do FEG; Aumenta o fluxo sanguíneo (melhorando a circulação comprometida);Veicula substancias na pele (penetração
de ativos tambem): chamado fonoforese.Na fonoforese
usa-se: centella asiática, hera, castanha-da-india, etc.;Despolimerização da substância fundamental (desfaz
a hiperpolimerização); Aumenta a produção e orientação de fibras colágenas;
do FEG; Aumenta o fluxo sanguíneo (melhorando a circulação comprometida);Veicula substancias na pele (penetração
de ativos tambem): chamado fonoforese.Na fonoforese
usa-se: centella asiática, hera, castanha-da-india, etc.;Despolimerização da substância fundamental (desfaz
a hiperpolimerização); Aumenta a produção e orientação de fibras colágenas;
Endermologia/ vacuoterapia: Ativa circulação; Melhora oxigenação local; Melhora tônus da pele, reduzindo nódulos; Ativa fibroblastos – reestruturando o tecido conjuntivo; Reduz edemas;
Plataforma vibratória: Aumenta circulação sanguínea;Elevação do fluxo linfático; Perda de calorias; Estimula fibras musculares;
Radiofrequência : Ativa metabolismo celular;Ativa circulação local; Entre 2 e 6 meses estimula fibroblastos – maior produção de colágeno e elastina; Atenua flacidez.
Comentários
Postar um comentário