- O que é acne, como se forma?
- Como acontece essa inflamação toda?
Assim...
1 ) O folículo é obstruído (fechado)
Pelo acúmulo de queratina (responsável pela proteção do epitélio, a torna impermeável) na pele devido a dificuldade dele em descamar, ( em condições normais nossa pele se descama sozinha a cada 15/14 dias aproximadamente). Com essa obstrução o sebo não consegue sair. Assim surge o chamado "cravo" porpularmente, mas corretamente como comedão. Comedão fechado é o que não tem ponta preta, é uma elevaçao da pele amarelada ou esbranquiçada. Já quando o comedão está com ponta preta, ele é chamado de comedão aberto, onde eles sofrem oxidção do sebo em contato com o ar, gerando a ponta preta.
2 ) Hipersecreção sebácea
A obstrução do folículo com mais uma hipersecreção sebácea, (a glândula começa secretar mais sebo por alguma disfunção hormonal que a pessoa possa ter: estresse provoca aleração hormonal, adolescência onde correm mudanças hormonais, ciclo menstrual também, a gravidez, ) piora a obstrução. O folículo fica cheio de sebo (pela hiperesecreção) e não consegue sair. Com o foliculo fechado e entupido pelo excesso de sebo é formada as chamadas "espinhas" ( o nome correto é pápula e pústula), evolução do comedão. O comedão se torna papúla, uma bolinha vermelha, que ainda não tem pus, mas está irritado já, pois o organismo começa a reabsover o sebo (extravazamento deste sebo para dentro da pele).
3 ) Microorganismos
Essse ambiente formado no foliculo pilossebáceo atrai bactérias. A mais conhecida é a Propionibacterium acnes (P. acnes). Essas bacterias se multiplicam rapidamente em ambientes oleosos, assim como fica o foliculo na acne. A pápula, que era comedão, agora se torna pustúla ( as "espinhas com pus").
Comentários
Postar um comentário