Pular para o conteúdo principal

A pele

A pele é o maior órgão do nosso corpo, (é um órgão, pois, como já postado, órgão é conjunto de células com mesmas funções). Ele faz o limite entre o meio externo ( o ambiente) e o nosso organismo.
Pode ser dividido em 3 camadas:
  1. Epiderme
  2. Derme    
  3. Hipoderme










A epiderme

É dividida em mais 4 camadas! 
A primeira camada  começando lá de dentro, mais baixo:
  • A camada basal. É onde as células são feitas, onde elas nascem e substituem as mais velhas que, em oooutra camada, é eliminada do corpo, descama.
  •  Camada  espinhosa: Fica acima da camada basal.
  • Camada granulosa: Essa camada forma lipídeos que ficam entre cas células da última camada, a mais externa. Com isso, previne a desidratação das camadas debaixo da epiderme; forma barreira; atua tambem como um "cimento", fazendo com que as celulas fiquem fixas umas às outras.
  • Estrato lúcido: Camada que fica entre o estrato córneo(camada córnea) e camada granulosa. Essa camada da epiderme só está presente nas regiões do corpo de pele mais "grossa", mais espessa, como sola dos pés por exemplo.Ela protege mais a pele.
  • Camada córnea: A última camada, a mais externa. Nessa camda as células que forma produzidas lá na primeira camada (a basal) está mortas, sem núcleo (as células vão subindo, desde a camada basal até a córnea, e vai perdendo núcleo). Elas então se desprendem do corpo, descamamos. E as células de baixo que continuam nascendo e subindo vão empurrando essas e ficando no lugar delas, quando eram "vivas". Normalmente descamamos a cada 15 dias mais ou menos. Essa camada nos protege, faz uma capa protetora para nosso corpo, impede que a gente "vaze" ou que quando entremos na água, inchamos, inchamos de água! Somos impermeáveis


A derme 

A derme tem tecido resistente e elástico. Ela que "alimenta" a epiderme, fornecendo nutrientes. É nela que ficam os vasos sanguíneos, os nervos, fibras protéicas (elastina, colágeno), células que defendem nosso corpo ( células da imunidade/ imunes) como macrófagos, na derme fica também os apêndices cutâneos que são os pêlos, as glândulas sudoríparas (que produzem suor) e sebáceas (produzem sebo da pele, que mantem ela hidratada).
É dividida em duas regiões:
Derme papilar
Esta camada fica em contato direto com a epiderme. Possui fibrasde colágeno, elastina, que formam uma rede frouxa. Há aí ainda  nervos.
Derme reticular
Fica abaixo da papilar e acima da outra camada da nossa pele, a hipoderme. A derme reticular é mais espessa (mais grossa), as fibras colágenas são mais abundantes e espessas aqui.
As duas camadas (papilar e reticular) tem fibras elásticas.
A elastina e o colágeno são produzidos pelas celulas chamadas fibroblastos.
A elastina: permite que nossa pele possa ser esticada e quando solta, volte ao mesmo lugar, sem permaneces esticada, funciona como mola.
O colágeno:  é uma proteína que constitui cerca de 70 a 80% do peso da derme  e  constitui 30% de todas proteínas do corpo. É uma familia onde existem vários tipos de coláageno (ue no estão só na pele). Os colágenos que estão na pele são: tipos I,II,III,IV, V, VI E VII. O colágeno é responsável pela cicatrização e regeneração em caso de cortes, ralados etc., garante ressitencia ao tecido, dá sustenação às células mantendo elas unidas e firmes.
Na derme existe a matriz extracelular (MEC), tambem denominada de substancia fundamental. É um gel aquoso formado de glicosaminoglicanas ou glucosaminoglucanas(GAG)( ex: ácido hialurônico), são também feitos pels fibroblastos. Ele serve como  meio para acomodar as células e fibras, transporta água, proporciona nutrição, regeneração, hidratação e crescimento aos tecidos.
 As fibras colágenas e elásticas ficam mergulhadas nessa substância. As células denominadas fibroblastos  estão presentes na MEC. São celulas jovens que produzem substância gelatinosa que forma a matriz, e origina elementos como fibras, colágeno, elastina, glicosaminoglicanas, tendões, etc.

A derme possui ainda projeções chamadas papilas dérmicas, que se encaixam com a epiderme, quando a pele é jovem elas são altas, faezendo realmente uma ligação, assim chega mais nutrientes, informações da derme para epiderme. Com o passar do anos, essas projeções vão ficando lisas, retas e a nutrição diminui, nossa pele entao envelhece:
 http://omelhordaanatomia.blogspot.com/2011/05/sistema-tegumentar-continuacao.html




Por fim, temos a hipoderme.
A hipoderme, tambme chamada de panículo adiposo é a camada de gordura, as células desse tecido se chamam células adiposas. Fica abaixo da derme, alguns autores dizem que ela faz parte da pele e outros dizem que ela fica embaixo da pele e não faz parte.
Ela recebe cordões da derme com a função de sustentar, são chamadas de trabéculas interlobulares e entre eles ficam os adipócitos.
A hipoderme é importante para nós e nao um inimigo! Tem funções como: Armazenar energia, remodelar o corpo, absorve impactos, preenche espaços entre órgãos mantendo cada um em seu lugar, e é isolante térmico (protege no frio, nos aquece).


REFERÊNCIAS:
  • GOMES, Rosaline Kelly; DAMÁZIO, Marlene Gabriel Cosmetologia: descomplicando os princípios ativos. 3. ed. São Paulo: Livraria Médica Paulista, 2009.

  • HARRIS, Maria Inês Nogueira de Camargo; HOFFMANN, Maria Edwiges; CRUVIEL, Adriane (Colab.). Pele: estrutura, propriedades e envelhecimento. 3. ed. São Paulo: Senac, 2003.
  
  • RIBEIRO, Claúdio de Jesus. Cosmetologia aplicada a dermoestética. São Paulo: Pharmabooks, 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIPOS DE CORPO

O assunto dessa postagem é sobre os diferentes formatos / tipos de corpo. E como todos são belos e devemos aceitá-los ao inves de querer ser como oura pessoa! Na próxima postagem vou falar sobre como diminuir a barriga. Primeiramente é importante lembrar que a gordura desempenha varios papeis importante no nosso organimos, portanto, não é nada saudavel estar abaixo do seu peso, cuide sempre para estar dentro do seu peso, voce nao precisa estar magérrima(o) para estar bonita(o). Sem contar que existem diferentes biotipos, ou seja, cada pessoa tem um tipo de corpo, uns sao maiores, têm os ossos grandes, outras pessoas sao miúdas; umas mulheres tem quadris largos outras ja quase não tem; algumas são magras em tudo, outras sao magras, mas possuem pernas naturalmente grossas; existem pessoas que possuem barriga chapada naturalmente, onde ela engorda mas a barriga nunca fica proeminente, se destacando, ja outras pessoas são magras e possuem barriguinha, e por aí vai... muuuuuitos biotip

Tratamentos para "celulite" !

  Foto:http://bellitate.blogspot.com/2010/11/operacao-biquini-verao-2011.html Rapidamente vou escrever um pouquinho sobre a "celulite" .   Primeiramente, deixar claro que celulite é um nome vulgar e errado, dado à essa doença. O que chamamos de celulite na verdade se chama: Fibro edema gelóide ooou, lipodistrofia ginóide, hidrolipodistrofia ginóide,  e outros inúmeros nomes.   O que é? "Em geral podemos dizer que o FEG é um tecido mal oxigenado, desorganizado e sem elasticidade. Resultante de um mal funcionamento do sistema circulatório e das consecutivas transformações no tecido conjuntivo" (Guirro e Guirro, 2002, p.352). O que acontece de maneira mais explicada é:   No tecido adiposo ocorrem : aumento, em numero e volume, de células adiposas ( hipertrofia das células ); o adipócito que está aumentado, comprime as células nervosas provocando dor a palpação . distribuição arqueada das traves do conjuntivo da tela subcutânea fazem alterações no relevo da

Acne ("cravos e espinhas")

O que é acne, como se forma? Acne é uma doença inflamatória do folículo piloso sebáceo ( abertura onde ficam os pêlos e  mesmo por onde sai o sebo natural de pele para lubrificar a pele e evitar ressecamento). Como acontece essa inflamação toda? Para a formação da inflamação deste folículo acontecem varias etapas: p or obstrução do folículo piloso, hipersecreção sebácea e presença de microorganismos. Assim...  1 ) O folículo é obstruído (fechado) Pelo acúmulo de queratina ( responsável pela proteção do epitélio, a torna impermeável ) na pele devido a dificuldade dele em descamar, ( em condições normais nossa pele se descama sozinha a cada 15/14 dias aproximadamente). Com essa obstrução o sebo não consegue sair. Assim surge o chamado "cravo" porpularmente, mas corretamente como comedão . Comedão fechado é  o que não tem ponta preta, é uma elevaçao da pele amarelada ou esbranquiçada. Já quando o comedão está com ponta preta, e