Pular para o conteúdo principal

Gordura localizada e tratamentos



A gordura localizada é o acúmulo de tecido adiposo em alguamas partes do corpo, diferente da obesidade, onde a pessoa é gorda em geral. Se insatala devido a fatores geneticos, hormonais, tambem podem levar à gordura localizada, fatores como: má postura, vestuário(roupas que apertam demais em determiando local), sedentarismo. Mas a alimentação inadequada são talvez os mais responsáveis, pois se a pessoa come muita gordura, mais do que gasta, a energia que nao for usada pelo corpo como energia, ficará guardada, como energia reservada, dando origem à gordura localizada.

Quando a gordura se acumula mais nas regiões de quadril, glúteos e coxas, denominamos um corpo tipo ginóide, mais característicos de mulheres, devido a hormônios femininos, estrogenio.
Já quando a gordura se acumula em abdomen (tronco, cintura), mais caracterisitco dos homens, denominamos gordura/ obesidade andróide, essa é ifluenciada pelos hormonios: testosterona e corticóides.

Atualmente, a teoria mais aceita pela comunidade científica, apoiada nos achados de pesquisas mais recentes, sugerem que a perda de gordura ocorre de uma maneira geral, isto é, de todas as regiões do corpo.
 Quando se quer perder gordura localizada em determinado local, o mais correto a fazer é atividade físicas que trabalham grandes grupos de músculos, como por exemplo corrida, caminhada, ciclismo, natação etc.
A combinação mais adequada de exercícios para quem deseja perder a gordura localizada é a ginástica localizada ou musculação alternada com atividades aeróbicas. Isso porque o fortalecimento dos músculos diminui a flacidez e a ginástica estimula o aumento do metabolismo, proporcionando maior queima de gordura.

Tratamentos
Hidrolipoclasia. "O tratamento consiste na infiltração de soro fisiológico na região a ser tratada misturado com substâncias chamadas enzimas lipolíticas, responsáveis pelo rompimento das células de gordura. Após o procedimento, o paciente passa pelo ultra-som, que vai aquecer o corpo, e por fim, a drenagem linfática, que eliminará o excesso de gordura que foi desintegrado (sua eliminação do organismo acontece através da urina).As regiões mais comuns onde se aplica a hidrolipoclasia são a cintura, abdômen, baixo ventre e os quadris, que são as regiões mais difíceis de eliminar a gordura localizada." (http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4645&ReturnCatID=1762)

Eletrolipoforese 
Agulhas que transmitem corrente elétrica são injetadas no tecido gorduroso para romper as células adiposas. É procedimentos médicos e só especialistas formados têm permissão de executar.


Manthus:  Gera ultrasom (para penetração de ativos)e correntes estéreo-dinâmicas ao mesmo tempo, permitindo um combate a gordura localizada. Permite aplicações de Hidrolipoclasia; o ultrassom causa microvibrações na derme e tecido subcutâneo. Essas microvibrações fazem um massageamento nos vasos linfáticos, diminuindo a retenção de líquidos, e pressionam os adipócitos fazendo com que a gordura interna seja extravazada. O estímulo elétrico faz com que esta gordura saia do organismo com mais facilidade, ou pelo suor ou pela urina. São realizadas no mínimo de 10 sessões.

Endermologia: O aparelho realiza massagens, através de sucção e rolamento, melhora a circulação, a oxigenação e tônus da pele, restribui a gordura assim evita seu acúmulo em áreas.

Mesoterapia: Aplicação, através de injeção, de um coquetel de medicamentos, com diferentes mecanismos de ação. Os medicamentos usados em mesoterapia para gordura localizada são os lipolíticos, ou seja, liberam a gordura do tecido. 
Por se tratar de uma técnica invasiva, tambem só pode ser relaizado por profissional habilitado.
Cremes
É comum também a comercialização de produtos tais como cremes e géis, que prometem reduzir a gordura do corpo. Entretanto, a pele é uma barreira que dificulta a chegada do produto até a gordura assim, ainda é controversa a eficácia de tais produto. Mas a área de cosmetologia é ampla, e existem  produtos que associados aos tratamentos facilitam sua penetração, produtos com ativos lipoliticos capazes de penterar e os tratamentos atrivam a circulação, dilatam os óstios (abertura, "buraquinhos") da pele facilitando a entrada do produto.Os produtos são usados na hora das masageens, tratamentos  e com aparelhos.
Dicas
Evitar:
  • Alimentos causadores de gases como: refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijo e enlatado carne vermelha, embutidos como lingüiça, presunto, salame e salsicha.
  • Alimentos que retém líquidos como: embutidos, sal em excesso e alimentos processados. 
  • Alimentos gordurosos : a gordura possui uma digestão mais lenta e com isso os alimentos gordurosos acabam permanecendo mais tempo no trato gastrointestinal favorecendo aumento de seu volume.
  • Se o funcionamento de intestino anda devagar, aumente a ingestão de fibras e água (no mínimo 8 copos por dia)  
  • Fracione bem a dieta - O sistema digestivo não consegue processar um grande volume de alimento ingerido de uma só vez. O ideal é fazer refeições pouco volumosas e de baixo valor calórico até 6 vezes ao dia.  
  • Atenção ao leite - Se estiver com gases, experimente tirar o leite do cardápio. Muitas pessoas têm intolerância à lactose. 
  • Beba bastante água - Além de diminuir a retenção de líquidos, ajuda na lubrificação do intestino. Por isso, é essencial tomar pelo menos 2 litros por dia. Mas evite líquidos durante as refeições (o suco e a água dilatam as paredes do estômago empurrando a barriga).       
Consumir:
  • As fibras insolúveis associadas a uma ingestão adequada de líquidos permitem que o intestino funcione de forma regular evitando que a barriga fique dilatada e dolorida (são eles: farelo de trigo não processado ou farelo de arroz, cereais integrais, pão Integral; legumes/ervilha, vagem e nozes; raízes incluindo batata e cenoura; verduras como o espinafre; maçã, laranja e outras frutas. No entanto, as fibras são decompostas pelas bactérias do intestino e o organismo leva um tempo para se acostumar com isso. Assim, introduza-as devagar nas refeições). 
  • Os alimentos diuréticos: Eles contribuem para diminuir a retenção hídrica (retenção de água) diminuindo o inchaço (exemplos: chás, suco de limão, melancia, morango, abóbora, agrião, beterraba, cenoura, escarola, folhas de beterraba, repolho, salsinha, tomate, broto de feijão, pepino.
As magras também não estão livres de apresentar uma barriguinha. Nesse caso devem manter uma alimentação saudável, evitando gorduras, frituras, doces e refrigerantes, que também provocam barriga. Devem evitar também pratos muito gordurosos, dando preferência às carnes magras e coma legumes, verduras e frutas.

Fontes que me ajudaram a relembrar alguns itens.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIPOS DE CORPO

O assunto dessa postagem é sobre os diferentes formatos / tipos de corpo. E como todos são belos e devemos aceitá-los ao inves de querer ser como oura pessoa! Na próxima postagem vou falar sobre como diminuir a barriga. Primeiramente é importante lembrar que a gordura desempenha varios papeis importante no nosso organimos, portanto, não é nada saudavel estar abaixo do seu peso, cuide sempre para estar dentro do seu peso, voce nao precisa estar magérrima(o) para estar bonita(o). Sem contar que existem diferentes biotipos, ou seja, cada pessoa tem um tipo de corpo, uns sao maiores, têm os ossos grandes, outras pessoas sao miúdas; umas mulheres tem quadris largos outras ja quase não tem; algumas são magras em tudo, outras sao magras, mas possuem pernas naturalmente grossas; existem pessoas que possuem barriga chapada naturalmente, onde ela engorda mas a barriga nunca fica proeminente, se destacando, ja outras pessoas são magras e possuem barriguinha, e por aí vai... muuuuuitos biotip

Tratamentos para "celulite" !

  Foto:http://bellitate.blogspot.com/2010/11/operacao-biquini-verao-2011.html Rapidamente vou escrever um pouquinho sobre a "celulite" .   Primeiramente, deixar claro que celulite é um nome vulgar e errado, dado à essa doença. O que chamamos de celulite na verdade se chama: Fibro edema gelóide ooou, lipodistrofia ginóide, hidrolipodistrofia ginóide,  e outros inúmeros nomes.   O que é? "Em geral podemos dizer que o FEG é um tecido mal oxigenado, desorganizado e sem elasticidade. Resultante de um mal funcionamento do sistema circulatório e das consecutivas transformações no tecido conjuntivo" (Guirro e Guirro, 2002, p.352). O que acontece de maneira mais explicada é:   No tecido adiposo ocorrem : aumento, em numero e volume, de células adiposas ( hipertrofia das células ); o adipócito que está aumentado, comprime as células nervosas provocando dor a palpação . distribuição arqueada das traves do conjuntivo da tela subcutânea fazem alterações no relevo da

Acne ("cravos e espinhas")

O que é acne, como se forma? Acne é uma doença inflamatória do folículo piloso sebáceo ( abertura onde ficam os pêlos e  mesmo por onde sai o sebo natural de pele para lubrificar a pele e evitar ressecamento). Como acontece essa inflamação toda? Para a formação da inflamação deste folículo acontecem varias etapas: p or obstrução do folículo piloso, hipersecreção sebácea e presença de microorganismos. Assim...  1 ) O folículo é obstruído (fechado) Pelo acúmulo de queratina ( responsável pela proteção do epitélio, a torna impermeável ) na pele devido a dificuldade dele em descamar, ( em condições normais nossa pele se descama sozinha a cada 15/14 dias aproximadamente). Com essa obstrução o sebo não consegue sair. Assim surge o chamado "cravo" porpularmente, mas corretamente como comedão . Comedão fechado é  o que não tem ponta preta, é uma elevaçao da pele amarelada ou esbranquiçada. Já quando o comedão está com ponta preta, e